A Justiça Eleitoral ampliou o horário de atendimento aos eleitores do município de Ipiranga do Norte (153 quilômetros de Sinop). O posto eleitoral está instalado no prédio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Cras), localizado na avenida Rio Branco, funcionando das 8h às 18h. Esta é a última semana para o eleitor fazer a biometria e evitar o cancelamento de seu título eleitoral, já que a revisão do eleitorado será encerrada nas próximas sexta-feira. Esta é a última semana para evitar o cancelamento do título eleitoral.
Segundo a chefe de cartório da 43ª Zona Eleitoral, Andrea Fenner, o processo de revisão têm sido importante para o município. “Quando começamos a revisão do eleitorado, tínhamos 3,9 mil eleitores cadastrados. Nós já atendemos 2,5 mil destes eleitores, o que representa 65% deste público, porém tivemos um grande volume de transferência de títulos, ou seja, de pessoas que moravam na cidade mas que ainda não tinham o título eleitoral naquele domicílio. Registramos 512 transferências, e outros 157 alistamentos, ou seja, eleitores que fizeram o primeiro título. A revisão têm cumprido o seu papel”.
A ampliação do horário de atendimento é necessário para melhor receber os eleitores que atuam na zona rural do município. “A revisão do eleitorado coincidiu com o período do plantio. Então muitos eleitores estavam impossibilitados de comparecer ao posto de atendimento. O plantio já foi terminado, então estes dias finais serão de grande fluxo da zona rural para a cidade, sendo a prorrogação do horário um pedido desses eleitores que muitas vezes vem de longe”.
Para quem ainda não buscou o atendimento da Justiça Eleitoral, é importante destacar que todos os eleitores estão convocados. Quem não comparecer terá o título eleitoral cancelado e não poderá se inscrever em concurso ou prova para cargo ou função pública, investir-se ou empossar-se neles; obter passaporte ou carteira de identidade; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal ou dos municípios, ou das respectivas autarquias.
Para fazer a biometria é necessário levar um documento de identidade oficial (RG, Carteira de Trabalho, Carteira profissional, CNH e outros definidos em lei), comprovante de endereço e, caso tenham, CPF e título de eleitor. No caso de emissão do primeiro título eleitoral para homens com mais de 18 anos, é necessário também apresentar comprovante de quitação militar.