PUBLICIDADE

Justiça do Trabalho em MT retoma hoje audiências presenciais para acordos em processos

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Só Notícias/arquivo)

A Justiça do Trabalho em Mato Grosso retomou, hoje, as atividades presenciais com audiências (que também podem ser feitas por videoconferência) para conciliações em ações movidas por ex-funcionários contra as empresas onde trabalharam.

Por dois anos os atendimentos virtuais, em razão da pandemia, ficaram suspensos e o Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas de 1º grau (Cejusc) retoma agora as conciliações. A juíza Leda Borges, coordenadora do centro, explica que as audiências telepresenciais continuarão a ser realizadas quando necessário, principalmente nos processos do interior do estado. “Vamos ficar com o melhor dos dois mundos. Retomaremos às audiências de forma presencial, porém sem fechar as portas para o telepresencial”.

As audiências virtuais realizadas nos últimos dois anos foram muito eficientes. No entanto, em alguns casos, o contato pessoal entre todos os envolvidos ajuda a resolver conflitos. “Algumas técnicas utilizadas na conciliação têm mais efetividade nas audiências realizadas no formato presencial, na atuação olho no olho, principalmente quando o processo serve de véu a encobrir um conflito sociológico”, explica.

O Centro Judiciário de Métodos Consensuais conta hoje com quatro salas de conciliação batizadas com nomes de pontos turísticos do estado: Chapada dos Guimarães, Manso, Nobres e Pantanal. Após treinamento de novos conciliadores, em capacitação que será realizada que começa dia 25 e termina em 6 de maio, serão abertas duas novas salas.

Qualquer das partes pode pedir a remessa, para o centro, de processos que tramitam nas varas do trabalho ou em outras instâncias para tentativa de conciliação. Também é possível solicitar a homologação de acordo já firmado pelas partes, com o protocolo da minuta do documento, informa a assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE