A inauguração da primeira Vara do Trabalho de Lucas está programada para 26 de agosto, com o início dos atendimentos previstos para o dia 29 (segunda). Ainda não está definido qual será o juiz designado e, de acordo com o Tribunal Regional do Trabalho, ainda está em andamento o processo de remoção dos magistrados.
O Fórum Trabalhista, conforme Só Notícias informou, está em fase de acabamento e os investimentos (não informados) são da prefeitura. O prédio foi originalmente projetado para atender um posto avançado trabalhista, mas com a criação da nova vara, passou por adequações.
Na segunda-feira (25), os processos luverdenses que tramitam pela vara de Sorriso começarão a ser separados e designados para Lucas. Para isto, será suspenso o atendimento ao público na comarca sorrisense até 31. Durante a semana, apenas as audiências já designadas serão realizadas.
Além de atender Lucas do Rio Verde, a nova vara passa a ser responsável, também, por Itanhangá e Tapurah. A instalação foi aprovada em 30 de junho pelo Pleno do TRT mato-grossense (formado pelos oito desembargadores). A unidade estava prevista para Sinop, no entanto, como houve a transferência da vara de São Félix do Araguaia, devido a demanda, para o município, a nova vara criada foi transferida para Lucas.