PUBLICIDADE

Justiça determina reforma de unidade de saúde em Mato Grosso

PUBLICIDADE

A prefeitura de Cuiabá terá 180 dias para reformar o Centro de Saúde do bairro Sucuri. Laudo técnico aponta que o prédio não possui alvará do Corpo de Bombeiros, apresenta instalação elétrica precária, fiação elétrica exposta, infiltrações, instalações hidrossanitárias com defeitos, tubulações expostas, móveis deteriorados, entre outras irregularidades. O prédio foi construído há mais de 20 anos.

A Justiça acolheu pedido liminar do Ministério Público Estadual (MPE) e estabeleceu o prazo para que o município de Cuiabá adote as providências necessárias para adequação das condições estruturais e sanitárias. O descumprimento da determinação judicial implicará em pagamento de multa diária no valor de R$ 2 mil. A assessoria da Prefeitura de Cuiabá informou que não foi notificada da decisão e por isso não tem como se pronunciar sobre ela.

De acordo com o promotor de Justiça Alexandre de Matos Guedes, antes de ingressar com a ação, a 7ª Promotoria de Justiça Cível, encaminhou notificação recomendatória ao município, estabelecendo o prazo de 180 dias para a solução dos problemas verificados. Mas não obteve nenhuma resposta. “Diante da inércia do município, tivemos que recorrer ao Judiciário para que o obrigue a realizar a manutenção da estrutura física da unidade, de forma a fornecer com dignidade e qualidade os serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em cumprimento às leis que regem tal serviço”, destacou o promotor.

O mandado de citação da decisão foi expedido no dia 19 de julho. O juiz Luiz Aparecido Bortolussi Júnior, da Vara Especializada de Ação Civil Pública, designou a audiência de conciliação entre município e Ministério Público para o dia 12 de setembro.

O presidente da associação de moradores do Sucuri há 23 anos, Valdevino Paulo da Cruz, 58, que também atua como vigilante no centro de saúde, reafirma a precariedade da estrutura. Lembra que o prédio com três salas, foi inaugurada na gestão do prefeito Dante de Oliveira, há mais de 20 anos. De lá para cá, passou por ampliações e reformas, a última na gestão do ex-prefeito Chico Galindo. Depois disso até parte do forro, segundo ele, já despencou. Na opinião dele, o ideal seria a construção de um novo prédio.

O Centro atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, com intervalo de almoço das 11h às 13h. São dois enfermeiros e um técnico de enfermagem. O corpo clínico conta com um médico clínico geral, um pediatra e um ginecologista.

Segundo Valdivino, entre 50 e 80 pacientes são atendidos por dia na unidade. Mas grande parte da demanda não é do distrito do Sucuri, que abrange das comunidades de Tarumã e São João, com cerca de 5 mil habitantes, diz Valdivino. A maior parte vem de bairros de Cuiabá, como Ribeirão do Lipa, Amperco, entre outros. O centro de saúde está localizado cerca de seis quilômetros da área central da Capital, próximo da escola Hilda Caetano de Oliveira Leite.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro tomba após colisão com outro em Sinop

O acidente envolvendo o Renault Logan e o VW...

Terminam domingo inscrições de seletivo de estágio do Poder Judiciário em Mato Grosso

Inscrições do processo seletivo de estágio do Poder Judiciário...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Dois motociclistas morrem após acidente no Nortão

Paulo Henrique Fonseca, de 34 anos, e Flávio Vieira...
PUBLICIDADE