PUBLICIDADE

Justiça determina afastamento de médico acusado de praticar aborto em MT

PUBLICIDADE

A Justiça recebeu a denuncia criminal oferecida pelo Ministério Público Estadual e determinou a imediata suspensão do exercício da função pública do médico Orlando Alves Teixeira, acusado da prática de aborto, cobrança indevida por procedimentos e desvio de medicamentos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na decisão o magistrado destacou que "a continuidade da atividade profissional pelo denunciado seria elemento facilitador para obstrução de provas, bem como para a reiteração criminosa, já que o suposto autor do crime se manteria no local de trabalho, podendo se utilizar novamente dos mesmos instrumentos que o levaram a prática dos crimes a ele imputados, além de permanecer com livre acesso a arquivos, documentos e registros que de algum modo poderiam interessar à investigação do crime".

Preso pela Polícia Federal juntamente com outras sete pessoas em março deste ano na operação, "Pró- Vita", o médico é acusado de utilizar da estrutura e do cargo que ocupava no Hospital Municipal de Barra do Garças para simular atendimentos de emergência em pacientes grávidas que o procuravam para realizar abortos.

Consta na denúncia, que o médico negociava cirurgias remuneradas pelo (SUS). A cobrança por cada procedimento realizado variava de R$ 800,00 a R$ 3 mil. Durante as investigações, também foram apreendidos vários medicamentos abortivos na clínica de propriedade do acusado.

Foi constatado que o profissional comercializava e mantinha, em depósito em sua clínica particular, medicamentos de uso proibido no país como Citotec e Mifepristone. Os referidos medicamentos destinavam-se à prática de abortos clandestinos dentro do Hospital Municipal de Barra do Garças.

O médico Orlando Alves Teixeira foi denunciado criminalmente pelas práticas de aborto, peculato e corrupção passiva. O profissional também responde a uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros localizam corpo de homem que se afogou em rio no Médio Norte

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros localizaram o corpo de...

Mulher fica ferida ao cair em bueiro aberto em Mato Grosso

Uma idosa caiu em um bueiro aberto na rua...

Projeto da UFMT promove práticas agrárias sustentáveis em Sinop

A UFMT de Sinop está com o projeto “Estimativa...

Motociclista fica ferido após acidente com picape em Sinop

O acidente de trânsito envolvendo um Fiat Strada prata...
PUBLICIDADE