O mutirão judiciário com a empresa aérea Trip/Azul e clientes que ajuizaram ações começou, hoje, Central de Conciliação e Mediação em Cuiabá, e vai até o dia 16. A projeção é que ocorra acordos em 80% dos processos, assim como vem ocorrendo com os demais mutirões. Estão em pauta 186 ações que foram selecionados pela empresa para possíveis acordos. A maioria é com relação a vôo atrasado, vôo antecipado, perda de bagagem, de conexão, mau atendimento, entre outros problemas vivenciados por passageiros.
O trabalhador Rui Eduardo Sano Laurindo, foi deixado no aeroporto pela empresa aérea, que antecipou o voo e não o avisou. “Eu e outro passageiro chegamos e o voo já tinha saído. Resolvi entrar na Justiça porque tive perdas. Se fosse pelo trâmite normal minha audiência seria realizada só no mês de agosto, com a conciliação já resolvi tudo hoje e o processo de findou. Saio satisfeito com o acordo”, disse, através da assessoria do Tribunal de Justiça.
Na conciliação Rui Eduardo recebeu uma indenização de R$ 2 mil, mais três passagens aéreas de ida e volta.
Para dar celeridade ao trabalho, 4 bancas de conciliadores estão atendendo as partes simultaneamente. Quando o acordo é possível, a homologação é feita ali mesmo pela juíza Adair Julieta da Silva, coordenadora da Central. “Nosso objetivo é resolver o conflito, fazendo com que as duas partes saiam satisfeitas. Além disso, conseguimos reduzir o estoque processual. Este é o segundo mutirão de empresa aérea que realizamos este ano. O primeiro, da TAM, teve um resultado muito positivo, com 80 acordos celebrados”, destacou a magistrada.
A Central de Conciliação já tem agendado, para este mês, outro mutirão de empresa aérea com a Avianca/Onceanair, que escolheu 228 processos para entrarem na pauta de conciliação entre os dias 20 e 24 de maios. Para o mês de junho, entre os dias 10 e 14 será realizado o mutirão da GOL, que colocará em pauta mais 254 processos, acrescenta a assessoria do tribunal.