Os preparativos finais para a realização das eleições gerais em Mato Grosso serão debatidos nesta semana em três reuniões com juízes eleitorais, marcadas para esta quinta-feira (24) em Sinop, quinta-feira em Tangará da Serra e, sexta, em Cáceres. Os encontros de pólos contarão com as presenças do presidente e do corregedor do TRE/MT, desembargadores Antonio Bitar Filho e José Silvério Gomes.
A reunião em Sinop, na quinta-feira, será das 13h30 às 18h, e contará com a presença dos juízes responsáveis pelas Zonas Eleitorais de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Juara, Alta Floresta, Colíder, Peixoto de Azevedo e Guarantã do Norte.
A reunião em Tangará da Serra, na sexta-feira, será realizada em um auditório da Faculdade Unicem, também de 13h30 às 18h, e contará com a presença dos juízes responsáveis pelas Zonas Eleitorais de Tangará da Serra, Diamantino, Arenápolis, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis e Bransnorte.
A exemplo da reunião em Cuiabá, os temas que serão abordados serão os seguintes: 1) visão geral das eleições – expectativas, que será apresentado pelo presidente Antonio Bitar; 2) procedimentos administrativos diversos e necessários para a realização das eleições, que será apresentado pelo diretor geral Mauro Sérgio Rodrigues Diogo; 3) logística de informática, que será apresentado pelo secretário Franklânio Soares Maciel; 4) logística de divulgação dos resultados da eleição, que será apresentado pelo assessor Américo Corrêa; 5) logística de segurança das eleições, que será apresentado pelo oficial da Polícia Militar da região.
Após um intervalo, por volta de 16h, os trabalhos serão retomados com as seguintes apresentações: 6) responsabilidade do juiz e Cartório Eleitoral nas eleições gerais e Comissão Totalizadora de Votos, apresentada pelo corregedor José Silvério Gomes; 7) atos preparatórios administrativos, que será apresentado pelo juiz auxiliar da Presidência Agamenon Moreno; 8) propaganda eleitoral – aspectos gerais e pontos polêmicos.
“Nossa principal meta, além da realização de eleições tranqüilas, seguras e transparentes, é concluir os trabalhos de totalização no mesmo dia da votação”, disse o presidente Antonio Bitar Filho. Ele vai pedir empenho dos juízes eleitorais para cumprir esse objetivo do TRE/MT.