PUBLICIDADE

Juízas do trabalho discutem segurança em obras de MT

PUBLICIDADE

Trabalhadores que atuam em mais dois canteiros de obras em Cuiabá receberam nos últimos dias as palestras sobre prevenção de acidentes de trabalho realizadas pelo Getrin23, Grupo de Trabalho presidido pelo TRT de Mato Grosso. As palestras foram ministradas pelas juízas Carolina Guerreiro e Leda Borges, que atuam, respectivamente, nas 3ª e 8ª varas da Capital.

Ao todo, cerca de 330 empregados assistiram às apresentações das magistradas. Elas abordaram, entre outros pontos, a importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) como fator preponderante para prevenir a ocorrência dos acidentes em ambientes laborais, bem como a ocorrência dos acidentes de trajetos e a necessidade de atenção do trabalhador no deslocamento casa/trabalho e trabalho/casa.

Os encontros ocorreram na sexta (7) e nesta segunda-feira (10), nas obras dos edifícios residenciais Jardim Olívia. As palestras fazem parte de um ciclo que já percorreu outros quatro canteiros de obras em Cuiabá e Várzea Grande. Os encontros promovem o diálogo entre a Justiça do Trabalho e os empregados e visa, também, tirar dúvidas e trazer esclarecimentos sobre saúde e segurança no trabalho.

Getrin23

A construção civil é um dos setores com maior índice de acidentes de trabalho e as ações de orientação do empregado e empregador sobre a necessidade de reduzir e eliminar os riscos são um dos principais esforços do Grupo. Além das seis palestras já realizadas entre os meses de outubro e novembro, outras duas ainda estão programadas para ocorrer, agora em canteiros da construtora MRV.

Os bate-papos com os empregados são conduzidos por juízes do trabalho e a realização da campanha conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Cuiabá e Município (SINTRAICCCM) e do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado de Mato Grosso (Sinduscon/MT).

2013

No ano passado, as palestras foram direcionadas às Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) e alcançou, diretamente, cerca de 450 empregados de médias e grandes empresas do estado.

O ciclo de palestras está inserido no contexto do Programa Trabalho Seguro, do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que tem como proposta contribuir diretamente para a redução do número de acidentes e o desenvolvimento de uma cultura de prevenção e valorização da vida nos ambientes laborais.

Conforme esclarece o juiz Paulo Brescovici, coordenador do Getrin/MT, trata-se de um esforço do judiciário para se aproximar mais da sociedade. Através de ações proativas, a perspectiva é não só reduzir o número de vítimas, mas também evitar que novas ações cheguem até a Justiça.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE