Cerca de 80 toneladas de resíduos sólidos foram retiradas das margens e do leito do córrego Arareau durante o terceiro mutirão de limpeza do ribeirão pelos integrantes do Juizado Volante Ambiental (Juvam) da Comarca de Rondonópolis e parceiros como o Ministério Público. A ação faz parte do projeto socioambiental “O Rio é Nosso”.
O evento reuniu mais de 500 voluntários que representaram mais de 40 entidades sediadas no município. Nesta edição, nove trechos de limpeza foram contemplados. Os mesmos dos quais foram recolhidos, em julho de 2015, mais de 300 toneladas de lixo.
De acordo com a juíza coordenadora do Juvam, Milene Aparecida Pereira Beltramini, a ação visa despertar na comunidade a conscientização ambiental, transformando a cultura errônea de descartar de forma inadequada o lixo produzido. “As pessoas precisam entender que não podem lançar resíduos na rua ou em terrenos baldios, já que todo o material acaba indo parar nos rios”.
A magistrada ressalta que é preciso mudar comportamento e adquirir novos hábitos voltados para a responsabilidade ambiental, nos quais as pessoas percebam-se como parte do meio ambiente e se tornem responsáveis diretas pela conservação e preservação para todas as gerações.
“Nossas ações começaram a surtir efeito, tanto que neste mutirão observamos a redução do volume de resíduos retirados do Arareau. Nosso sucesso se deve ao esforço e comprometimento de cada participante do ‘Rio é Nosso’, que abraçou a causa. Sem essa união não seria possível realizar esse mutirão”.