PUBLICIDADE

Juíza toma posse como desembargadora do Tribunal de Justiça

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso realizou, hoje, a sessão solene de posse da juíza de Direito Graciema Ribeiro de Caravellas no cargo de desembargadora. Ela foi eleita por unanimidade pelo Pleno em sessão administrativa, que ocorreu ontem à tarde, pelo critério de antiguidade. A presidente do tribunal, desembargadora Clarice Claudino da Silva, deu início à cerimônia, que contou ainda com a participação dos demais membros da Corte, autoridades, familiares e amigos da empossada, magistrados e servidores e público em geral.

Graciema prestou juramento e assinou termo de posse. O desembargador Sebastião de Moraes Filho proferiu um discurso de saudação à nova colega de colegiado, representando o pleno, e destacou a honra e felicidade em dar as boas-vindas à Graciema, lembrando os depoimentos emocionados que foram proferidos pelos pares na ocasião da eleição da magistrada. “Enquanto as manifestações de carinho se sucediam, pude ter a certeza absoluta de que estava testemunhando ali, naquele momento inesquecível, o importante papel do Judiciário, que por mais óbvio que às vezes pareça ser, é de fazer justiça. Pois foi exatamente isso o que aconteceu na data de ontem”, disse.

A nova desembargadora recordou os desafios que enfrentou ao longo de 26 anos de magistratura, destacando pontos históricos que testemunhou em cada uma das seis comarcas por onde passou, começando pela comarca de Pontes e Lacerda. “A partir de então é que pude me conscientizar sobre o quão difícil, apesar de nobre, é o exercício da magistratura, em especial na comarca, na época considerada de difícil provimento dadas as suas peculiaridades (notadamente o alto e diversificado índice de criminalidade que a assolava), instalada há apenas um ano e ainda precária de recursos físicos e de pessoal, quando nosso meio de comunicação oficial com o Tribunal de Justiça ainda era o Telex”, recordou.

O secretário-geral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Fernando Augusto Vieira de Figueiredo, cumprimentou a desembargadora empossada. “Seu discurso mostra a fibra que essa desembargadora possui. Gostaria de deixar aqui, em nome da Ordem, sucesso à desembargadora Graciema”.

O procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Júnior declarou a honra e alegria em parabenizar a desembargadora. “Vossa excelência prestou relevantes serviços na magistratura de primeiro grau. Ascende agora ao ápice da carreira construída com muita dedicação, competência e trabalho, onde se somará com valorosos pares à tarefa difícil, mas indispensável de se fazer justiça, reparando iniquidades, fazendo cessar lesões e ameaças aos direitos da população mato-grossense. Nosso mais sincero reconhecimento à vossa conquista”, declarou.

A vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputada Janaina Riva, apontou a representatividade feminina de Graciema Caravellas. “Sem dúvida, a senhora é uma mulher que nos abriu muitas portas, assim como as desembargadoras que aqui estão presentes. Nós somos mulheres que podemos abrir muitas mais portas para as futuras gerações”, disse, pontuando ainda a sensibilidade, coragem e a força da desembargadora para superar os desafios.

Prestigiaram a sessão solene os senadores Jayme Campos, Mauro Carvalho e Margareth Buzetti; os deputados federais Coronel Assis e Abílio Brunini, a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro; a secretária-geral adjunta da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB), Ariana Tanssini; a presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam), Maria Rosi de Meira Borba, entre outras autoridades.

Graciema Ribeiro de Caravellas nasceu em 11 de janeiro de 1949, em Pouso Alegre, Estado de Minas Gerais. Viúva, tomou posse como juíza substituta em 4 de dezembro de 1986, na Comarca de Pontes e Lacerda, sendo nomeada ao cargo de Juíza de Direito em 16 de janeiro de 1994. Atualmente integra a Câmara Temporária de Direito Público e Coletivo, tendo atuado também nas Comarcas de Rondonópolis, Pedra Preta, Diamantino e Cuiabá, onde desempenhou a função de juíza titular da Vara Especializada da Infância e Juventude, titular da Primeira Vara Cível de Cuiabá, e da Segunda, Terceira, Quinta, Sexta, Sétima e Oitava Varas Criminais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Acidente envolve cinco veículos em Lucas do Rio Verde

Um acidente ocorreu hoje de manhã, envolvendo quatro veículos...

Projeto bombeiros do futuro forma mais 103 crianças em Sorriso

O Projeto Social Bombeiros do Futuro formou 103 crianças...

Projeto “Florestas de Algodão” da UFMT é destaque em revista americana

o projeto "Florestas de Algodão", desenvolvido pelo Centro Vocacional...
PUBLICIDADE