PUBLICIDADE

Juíza decreta prescrição e acusado de matar homem com disparo acidental no Nortão não será julgado

PUBLICIDADE
Só Notícias/Herbert de Souza

A juíza Marilia Augusto de Oliveira Plaza decretou a prescrição da intenção de punir o principal suspeito de matar, com um disparo acidental de espingarda, Francisco Araújo dos Santos. A vítima morreu após ser atingida, em outubro de 2015, em um sítio localizado no assentamento Zumbi dos Palmares, em Cláudia (90 quilômetros de Sinop).

Uma testemunha relatou que o réu e a vítima trabalhavam juntos. Os dois estariam arrumando uma cerca nos fundos da propriedade rural, quando teria ocorrido o disparo acidental. Segundo um vizinho, o réu e a vítima eram evangélicos e não tinham inimizades.

O dono do sítio ainda comentou que soube do acidente e foi até o local. Ao chegar, encontrou uma testemunha ao lado do corpo da vítima e que não tinha dúvidas de que havia ocorrido um acidente, já que o réu e Francisco nunca haviam discutido. Já o acusado contou que estavam caminhando, quando escorregou e disparou a espingarda, atingindo a vítima nas costas.

O Ministério Público chegou a imputar ao réu o crime de homicídio qualificado, cometido mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. No entanto, ao final do processo, a própria Promotoria entendeu que, conforme as provas reunidas, houve um homicídio culposo (quando não há intenção de matar).

Ao julgar o caso, a juíza substituta calculou que, como a pena máxima para o homicídio culposo seria de três anos, a prescrição ocorreria em oito anos a partir da data de recebimento da denúncia. No entanto, como o réu tinha 19 anos na época, o prazo é contado pela metade, ou seja, quatro anos. “Como entre a data do recebimento da denúncia até o presente instante decorreram mais de quatro anos, está prescrita a pretensão punitiva”, concluiu a magistrada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Entregador é condenado por matar motorista com golpe de capacete em Sinop

A Justiça condenou Bruno Ferreira dos Santos pela morte...

Carro tem princípio de incêndio após pane em rodovia de Colíder

Um Peugeot 208 azul foi parcialmente avariado pelas chamas,...

Motorista morre após cair de caminhão em Sinop

O motorista identificado como Alessandro José dos Santos, de...
PUBLICIDADE