A juíza da Primeira Vara Especializada da Infância e Juventude da Capital, Gleide Bispo dos Santos, fará segunda-feira (12) audiência concentrada no Lar da Criança, em Cuiabá, para verificar 20 processos de 27 crianças, a situação de cada uma delas que estão acolhidas para depois decidir se têm condições de retornar ao convívio dos pais ou familiares próximos.
Segundo a magistrada, os menores estão abrigadas na casa por medidas protetivas, por motivos diversos, como maus-tratos, abandono ou negligência. As audiências contarão com a presença dos pais ou familiares, além de representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e advogados. "Nessa primeira audiência vamos reavaliar o motivo do abrigamento para verificar se existe a possibilidade de reintegração ao lar", observou a magistrada.
Outro objetivo da audiência concentrada, segundo a juíza, é dar celeridade ao processo dessas crianças, que podem resultar na perda do pátrio poder e, por fim, na disponibilização para adoção. Atualmente o Lar da Criança abriga 180 meninos e meninas, não apenas de Cuiabá, mas também de Várzea Grande.