A prática de crimes eleitorais durante as eleições de segundo turno para presidente, que acontecem no próximo dia 29, será intensamente fiscalizada pela Justiça Eleitoral, em Lucas do Rio Verde. A juíza Leilamar Aparecida Rodrigues disse, em entrevista ao Só Notícias, que as restrições à boca de urna e distribuição de ‘santinhos’ estão mantidas.
O uso de camisetas pelos eleitores será permitido desde que seja de forma silenciosa. “A manifestação silenciosa do eleitor é permitida”, acrescentou. Continua sendo proibida a confecção e distribuição de camisetas pelos candidatos, de acordo com a lei 11.300. Segundo a magistrada, durante o primeiro turno não foram registrados crimes eleitorais desta natureza no município.
Os preparativos para o segundo turno também continuam em Lucas do Rio Verde. Neste sábado a juíza se reunirá com os presidentes de mesa e coordenadores dos locais de votação que vão trabalhar no dia da eleição, para discutir as principais regras para o segundo turno. “Vamos sanar algumas dúvidas e ouvir sugestões”, enfatizou.
A apuração dos votos e divulgação do resultado será feita no cartório eleitoral. No local também serão apurados os votos do município de Tapurah, que pertence a 21ª Zona Eleitoral. Itanhangá e Ipiranga do Norte informarão o resultado direto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Em toda a Zona Eleitoral são mais de 30 mil eleitores. Os quatro municípios também terão 91 mesas de receptação de votos nestas eleições.