O advogado Ricardo Monteiro já apresentou a defesa dos delegados municipais de polícia em Sinop, Richard Damasceno, e em Claudia, Helena Yloise de Miranda, para juíza da comarca de Cláudia, Virginia Viana Arrais. Segundo ele, foi apenas uma defesa técnica, para cumprir o Código de Processo Penal, direcionado a funcionários públicos, e, a partir de agora, vai aguardar o andamento do processo.
Richard e Helena estão presos há 40 dias, em Cuiabá, acusados de receberem suborno do jogo do bicho. Os nomes dos dois foram citados em escutas telefônicas, em que os integrantes do esquema declaram oferecer suborno para que concorrentes de João Arcanjo – que, mesmo atrás das grades, comandava os jogos do grupo Colibri- fossem presos.
Helena e Richard comandaram uma operação em Cláudia, para combater o jogo, mas, segundo o Ministério Público, foram constatadas várias irregularidades. Já os dois alegam que somente cumpriam ordens superiores.
Recentemente, o Ministério Público também pediu que seja aberto inquérito para investigar o possível envolvimento da delegada regional Fátima Moggi. Nas gravações telefônicas, o nome da delegada também é citado algumas vezes.