PUBLICIDADE

Juiz restitui posse de imóveis na Ilha da Banana ao Estado

PUBLICIDADE

O juiz Emerson Luis Pereira Cajango, da 1ª Vara da Fazenda Pública, restabeleceu a liminar que garante ao Estado a posse de dois imóveis onde está localizada a Auto Escola Delta, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário e Capela de São Benedito, na região da Prainha, Centro de Cuiabá. A decisão foi publicada na quarta-feira (24).

A liminar havia sido revogada em março, a pedido dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, que alegavam que o local era patrimônio histórico por estar ao redor da Igreja do Rosário e pediram mais tempo para verificar a situação junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O Iphan se manifestou esclarecendo que os imóveis objeto da desapropriação se encontra na “área de entorno e não dentro da área tombada” conforme se observa o Edital de Tombamento, Certidão de Tombamento extraída do Livro Tombo do Iphan e demais documentos anexados pela autarquia.

Além disso, o Iphan também ressaltou a importância da retirada das edificações e criação de espaço aberto para dar maior destaque e visibilidade à Igreja do Rosário e Capela de São Benedito. Conforme a Secretaria de Estado de Cidades (Secid), no local, além da passagem do Veículo Leve sobre Trilhos, haverá uma praça e calçadão para pedestres.

Apesar de devolver ao Estado a posse dos imóveis, o juiz Emerson Cajango condicionou a demolição que estava prevista para ocorrer em março à autorização expressa do Iphan.

Além disso, o magistrado determinou prazo de cinco dias para que os antigos donos dos imóveis os desocupem. O prazo é o mesmo para o fim do levantamento dos valores que já haviam sido pagos pelo Estado a título de desapropriação.

O processo tramitava desde março de 2013, quando a cidade ainda se preparava para a Copa do Mundo de 2014, que tinha o Veículo Leve sobre Trilhos como uma de suas principais obras. Agora, a promessa do secretário de Estado de Cidades é que a obra seja retomada ainda no mês de junho. Para isso, restam ainda dois imóveis terem seu processo de desapropriação resolvidos pela Justiça, também na Ilha do Bananal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Prefeitura em Mato Grosso define concurso e alguns salários chegam a R$ 4,8 mil

O concurso público no município de Cotriguaçu (944 quilômetros...

STJ vê invasão ilegal de policiais e absolve condenada por tráfico em Mato Grosso

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatou recurso da...
PUBLICIDADE