PUBLICIDADE

Juiz ouve mãe de crianças portuguesas localizadas em Nova Mutum

PUBLICIDADE

Está marcada para hoje, na primeira vara do Fórum da Comarca de Nova Mutum, a oitiva com a mãe das crianças portuguesas localizadas no último mês no assentamento Pontal do Marape (150km da sede). Quem ouve as explicações da mãe dos menores é o juiz Gabriel da Silveira Matos. Desde o dia 26 de março, o conselho tutelar e a promotoria de Justiça estão procurando respostas que possam elucidar o caso.

De acordo com informações levantadas por Só Notícias, a oitiva será acompanhada por representante do Consulado de Portugal em Brasília e pelo delegado da Policia Federal da Delegacia de Migração, Erick Blatt, de Cuiabá. Os três menores, de 13, 11 e 10 anos respectivamente, também vão contar as suas versões da história para o Juiz.

O conselho tutelar tomou conhecimento da situação através de denúncia anônima. Três crianças de outra nacionalidade em um assentamento chamaram a atenção. Os conselheiros visitaram o local e conversaram com Joelma Alexandra Guerra, mulher que estava com as crianças. Como não deu respostas conclusivas nem apresentou documentos que comprovassem a guarda, as mesmas ficaram sob os cuidados da justiça. Os menores estão abrigados na Casa de Apoio Lar dos Girassóis.

O objetivo é entender em que situação tais crianças saíram do país de origem. Para isso vinha sendo mantido conato com o Ministério das Relações Exteriores de Portugal. De acordo com a Promotoria de Justiça local, o visto de permanência no passaporte dos menores estava vencido, o que acarreta em deportação, situação esta que deve ser resolvida pela Polícia Federal.

Na última semana a imprensa teve oportunidade de conversar com um dos menores. Ele relatou que Joelma Alexandra Guerra trabalhou por um determinado tempo como babá (por cerca de um ano) na casa de seus pais em Portugal. Determinado tempo depois de Joelma já ter vindo para o Brasil, os três menores e sua mãe também vieram. O destino foi à cidade de Faxinal/PR, onde morava a babá.

A mãe dos três menores teria deixado-os com Joelma e seguido para o Rio de Janeiro, onde pretendia arrumar emprego. Por circunstâncias ainda não esclarecidas, Joelma veio parar com as crianças no Assentamento Pontal do Marape, interior de Nova Mutum. Essa mesma história é confirmada por Joelma.

(Atualizada às 10:12h)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Senac abre vagas de trabalho para instrutores em Nova Mutum

Logo após anunciar a instalação de um Centro de...

Prefeitura de Nova Mutum leiloa bens e veículos

A Prefeitura de Nova Mutum irá realizar um grande...

Caminhonete atinge cavalo mecânico, pegam fogo e ficam destruídos em Sinop

Uma caminhonete e um cavalo mecânico (marca e modelos...
PUBLICIDADE