PUBLICIDADE

Juiz manda Estado aplicar IRRF na educação em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O juiz titular da Vara Especializada em Ação Civil Pública e Ação Popular de Cuiabá, Luís Aparecido Bertolucci Júnior, proferiu sentença determinando a aplicação do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) na Educação. A decisão ainda não foi publicada no Diário da Justiça, mas já está disponível no site do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), Gilmar Soares Ferreira, o fato traz novo ânimo à luta dos profissionais. “Esta vitória é importantíssima para todos os trabalhadores e a expectativa é que tenhamos um impacto positivo nos salários já neste ano”, comemorou.

Estudos do sindicato apontam que, caso o Estado honrasse o compromisso de aplicar os recursos constitucionais na Educação, cada trabalhador estaria recebendo o correspondente a dois salários. “A justiça demorou anos para se manifestar, porém, durante este período, pressionamos o poder público e denunciamos a irresponsabilidade ao tolerar que os trabalhadores fossem lesados dessa forma”, afirmou. O presidente lembrou que, durante as duas últimas audiências na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, foi o único a pedir para usar a palavra e manifestar a irresponsabilidade dos três poderes com relação ao assunto. “Nunca abrimos mão de dizer que o governo do Estado, o Tribunal de Contas e os deputados compactuaram com o crime de lesar os trabalhadores, retirando deles um direito constitucional”, declarou. Segundo a assessora jurídica do Sintep, Ignez Linhares, este é apenas o primeiro passo para a vitória definitiva.

“Mesmo que o Estado não recorra, o tribunal é obrigado a revisar a sentença”, explicou. A decisão já era esperada, reforçou a assessora. “O próximo passo é cobrar a implementação do que é devido, não apenas daqui pra frente, mas de maneira retroativa, de todos os anos que já passaram e ainda não prescreveram”, complementou. Ação – A ação popular foi movida pelo secretário de Comunicação do Sintep, Júlio Cesar Martins Viana. No documento consta a exigência da aplicação do IRRF na Educação. “São recursos garantidos pela Constituição, que não é colocada em prática no nosso Estado”, denunciou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Apostador de Mato Grosso ganha prêmio milionário na loteria

Um apostador de Várzea Grande ganhou, há pouco, um...

Prefeitura no Nortão abre seletivo com salários de até R$ 4 mil

A prefeitura de Alta Floresta (300 quilômetros de Sinop)...

Advogado de Mato Grosso morre após contrair bactéria em viagem ao Nordeste

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato...

MPE recomenda pagamento de verbas adicionais e piso para profissionais de saúde em MT

O Ministério Público do Estado (MPE) recomendou ao município...
PUBLICIDADE