A juíza da Primeira Vara Criminal de Sorriso, Emanuelle Navarro confirmou, em entrevista, ao Só Notícias, que fará nos dias 23 e 24 o primeiro mutirão de colocação de tornozeleira, no Centro de Ressocialização, em ao menos 60 preso, que estão em regime semiaberto.
“Esses presos respondem por crimes de homicídio, estupro, roubo, tráfico e estelionato. Todos os tipos de crimes. Acreditamos serem ao menos 60 presos que ganharam progressão para o semiaberto. Esse pessoal já esteve no fechado e como no Brasil tem o sistema de progressão ganham direito do semiaberto. Essas pessoas foram liberadas sem os equipamentos”, disse.
Navarro adiantou que os presos que não comparecerem para instalação do equipamento será interpretado como descumprimento da condição e acarretar em regressão de regime e prisão. “Com isso, vão voltar para o regime fechado. Esses equipamentos são fornecidos pela secretaria de Estado de Segurança Pública. É complicado porque não tem equipamento para todos. Por isso estou pedindo ajuda para divulgar essa ação”.
A magistrada avaliou ainda que a tornozeleira é muito importante para cumprimento das medidas judiciais. “Nós já não temos o local adequado em Mato Grosso para cumprimento de medida no regime semiaberto. O correto é o preso sair para trabalhar e voltar para dormir em cela, mas como não temos essa colônia mandamos o preso para casa. Por isso, estamos cobrando o envio das tornozeleiras”.