A Justiça determinou que o Estado e o município de Matupá providenciem uma cirurgia em uma menina de 1 ano e 2 meses que tem má formação da bexiga. A criança está internada no Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM) e os familiares, nos últimos 6 meses, haviam solicitado a operação.
A mãe da menina, a desempregada Maria José Rodrigues da Silva, 25, disse que os últimos 20 dias passou em Cuiabá, em uma casa de apoio. "Minha filha tem duplicidade diurética. Enquanto uma pessoa normal tem 2 vias urinárias, minha filha tem 3. Duas delas no lado esquerdo".
Silva conta que há possibilidade da criança ter complicações, principalmente quando for urinar. O juiz de Matupá (695 km ao norte de Cuiabá), Tiago Souza Nogueira de Abreu, aceitou pedido do Ministério Público Estadual (MPE) e determinou a operação em no máximo 10 dias. No processo, foi enfatizado que a criança aguarda desde 3 de setembro por uma vaga para atendimento e seu caso de saúde se agravou sem que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) tivesse se mobilizado.
Caso a decisão seja descumprida, o Estado e o município terão que pagar uma multa diária de R$ 5 mil. A determinação judicial é do dia 28 de setembro, mas divulgada somente ontem (30).
Outro lado – A assessoria de comunicação da SES informou que a menina passará pelo procedimento cirúrgico que necessita na Santa Casa de Misericórdia, na Capital. A questão, no entanto, está na data para a realização da cirurgia, feita pelo único médico de Mato Grosso especialista na área.