A população de Juína poderá contar com mais um benefício na área da Saúde. É que o deputado Gilmar Fabris (PSD) recorreu ao governador Pedro Taques para solicitar a instalação de uma unidade de Hemodiálise, para atender os pacientes que necessitam de tratamento renal na região. A proposta foi aprovada em Plenário na semana passada.
Fabris destaca que Juína por ser uma cidade polo, a medida vai facilitar também a vida de pacientes dos municípios vizinhos. O pedido atende à solicitação da vereadora Nadiely Soares Teixeira, que pediu empenho do deputado para intervir junto ao governo sobre essa questão. Ela ressalta que a cidade já possui a sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Juruena, onde funciona uma Unidade de Tratamento Intensivo – UTI.
“É necessária essa unidade especializada de hemodiálise em nossa região porque existem várias pessoas que percorrem longas distâncias para ter acesso ao diagnóstico e começar o tratamento de insuficiência renal aguda”, explica a vereadora. Questiona que atualmente os doentes são atendidos em Cuiabá ou Tangará da Serra, sendo 750 e 500 quilômetros, respectivamente.
“Há casos em que o paciente, inclusive, pais de família tiveram que deixar suas residências devido às dificuldades causadas pela distância para obter o tratamento”, lamenta.
Com 40 mil habitantes e a unidade especializada para Hemodiálise, Juína poderá atender os pacientes das cidades de Conilza, Aripuanã, Rondolândia, Cotriguaçu, Juruena e Castanheira, totalizando aproximadamente 120 mil moradores da região. Fabris argumenta que além de conforto, é importante que o governo atenda a demanda para reduzir os custos com transportes de pacientes, inclusive, desafogue o fluxo de pacientes na Capital.
“Já aprovamos a medida na Assembleia Legislativa e aguardamos o atendimento do governo a essa proposta, para que os pacientes tenham melhor acesso ao tratamento”, afirma o parlamentar.