O 1º Movimento Estadual pela Conciliação movimentou os atendimentos nos 84 Juizados Especiais do Estado, oito varas especializadas e 22 postos de atendimento instalados nos distritos ou cidades que não são sede de comarcas, na última quarta-feira, com a realização de mais de 3 mil audiências.
Os magistrados realizaram também palestras e eventos de divulgação em relação à atuação dos Juizados Especiais, cuja Lei no 9.099/1995 completou 12 anos de promulgação.
Em Sinop, a magistrada Paula Saíde Casagrande pediu às autoridades municipais o apoio na divulgação da causa da conciliação. Na comarca, de Entrância Especial, atuam também os juízes João Manoel Guerra (diretor do Fórum), Clóvis Mário de Mello, Gabriela Carina de Albuquerque e Silva, Maria das Graças da Costa, Marcos Faleiros da Silva e Mário Augusto Machado.
Durante o evento na comarca de Vila Bela da Santíssima Trindade, o juiz Hugo José Freitas da Silva ressaltou a importância do Juizado Especial nos 12 anos de sua existência, destacando os seus princípios consagradores: informalidade, simplicidade, oralidade, celeridade e economia processual.
Também foram mobilizadas as comarcas de Lucas do Rio Verde, Sorriso e Alta Floresta. M