As 230 Varas Cíveis e de Família, além dos 82 Juizados Especiais de Mato Grosso, se mobilizarão para o movimento estadual pela conciliação, nos dias 5 a 7 de novembro. O Judiciário prevê a realização de 14.040 audiências nesses três dias, um recorde para o Estado.
Serão uma média de 15 audiências por dia, entre às 12 e 18 horas. O interessado em participar, e que ainda não foi notificado, pode procurar a comarca onde tramita o processo para informar a pretensão em participar das audiências de conciliação.
Conforme a coordenadora estadual do movimento pela conciliação, a juíza Clarice Claudino da Silva, o envolvimento dos magistrados em buscar difundir a cultura da conciliação é o diferencial para atingir a paz social. ”
No dia 26 de setembro foram realizadas audiências de conciliação em todos os Juizados Especiais do Estado. Na oportunidade as partes chegaram a um acordo em mais de 900 casos. Também ocorreram conciliações, em forma de mutirão, nos dias 1º, 2 e 3 de outubro.
Para finalizar as atividades neste ano, está prevista a realização do movimento no dia 8 dezembro. Essa ação é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça em parceria com os Tribunais de Justiça de todo o país. Em Mato Grosso já começaram os preparativos para o evento. No ano passado, o evento aconteceu apenas em Cuiabá, como projeto piloto. Este ano será estendido para todas as comarcas do Estado.