A Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-TJMT), em parceria com a Defensoria Pública e o Ministério Público, vai retomar os trabalhos do Programa Mais Júri em 2024. O objetivo objetivo é acelerar a tramitação de processos de crimes contra a vida com decisão de pronúncia já proferida.
A solenidade de abertura será segunda-feira (4), às 8h30, no Plenarinho do Fórum de Cuiabá. A presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, o corregedor-geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira da Silva, a diretora do Fórum da Capital, juíza Edileuza Zorgetti Monteiro da Silva, e o juiz-auxiliar da CGJ e coordenador do programa Mais Júri, Emerson Cajango, participarão da cerimônia.
Segundo a assessoria, o Mais Júri é uma iniciativa do Poder Judiciário e tem o intuito de realizar sessões de julgamentos de júri popular de forma mais célere. A iniciativa tem por objetivo garantir o direito à justiça para as vítimas e familiares das vítimas, bem como para os acusados.
Em 2023, na capital, o programa ocorreu entre os meses de outubro a dezembro e foram realizados 79 sessões do tribunal do júri. Para 2024, a expectativa é que mais de 60 sessões de julgamentos sejam realizadas até junho. Na segunda-feira, logo após a cerimônia, às 9h terão início as primeiras sessões de julgamento do Mais Júri.