A prefeitura fará processo licitatório, dia 26, visando a destinação de resíduos sólidos orgânicos e artificias retirados do perímetro urbano, por caminhões de coleta seletiva, até aterros sanitários ou estações de transbordo vizinhos ao município de Juara (300 quilômetros de Sinop). O certame ocorrerá na modalidade de pregão presencial e serão investidos R$ 1,9 milhões.
De acordo com edital, estão sendo avaliadas quatro áreas, com base no custo de envio por tonelada e transporte como destino final, nos municípios de Porto dos Gaúchos, Novo Horizonte do Norte, Tabaporã e Guarantã do Norte. A distância viável para a gestão é de até 25 quilômetros por carga transportada, considerando apenas a ida.
Serão enviados resíduos orgânicos, restos de madeira, materiais têxteis, fibras de vidro, lodo vindo de filtros, limalha de ferro, lama proveniente de sistemas de tratamento de água, entulhos, sucatas de ferro e aço, entre outros. Atualmente, os materiais são destinados ao lixão local.
Conforme estimativa no documento oficial, 31 mil pessoas residem em, Juara, gerando cerca de 29 toneladas de lixo por dia e 870 toneladas de forma mensal. Ao todo, devem ser coletadas 10,4 mil toneladas de lixo durante o período de 12 meses, previsto no certame.
As atividades serão de forma parcelada, conforme demanda da secretaria municipal de Cidade e Meio Ambiente.