domingo, 15/dezembro/2024
PUBLICIDADE

Jovens em conflito com a lei em MT concluem curso e recebem nova oportunidade

PUBLICIDADE

Adaci da Luz se disse emocionada e sem palavras ao ver o filho receber seu certificado de qualificação na área de computação. Esse sentimento foi compartilhado por outras oito mães que puderam assistir nesta quarta-feira (09) seus filhos, todos jovens em conflito com a lei, iniciarem uma nova trajetória, graças ao programa Emprega Rede.

O programa foi implantado pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) e, por meio da parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), conseguiu qualificar nove adolescentes no curso de montagem e desmontagem de microcomputadores.

Adaci da Luz, é mãe de H.L. A emoção toda que sentiu é fruto de ter visto seu filho receber o tão sonhado certificado de qualificação após nove meses internado no Pomeri. Com singelas e poucas palavras, ela diz que ele será agora um orgulho para a família e poderá trabalhar dignamente.

Para os jovens esta é a oportunidade para um recomeço. É o que testemunha M. O., de 17 anos. O jovem agradece ao incentivo oferecido pelo curso e acredita que agora sua vida irá melhorar. “O processo todo desse curso foi muito bom, agora eu vejo que a minha vida está com esperança de melhorar minha vida”, confirmou.

A irmã de M.O., Carolina, de 20 anos, reitera a opinião. Ela conta que o menor passou por momentos de depressão dentro do centro de ressocialização e que o curso não somente o ajudou a obter uma especialização, facilitando a entrada no mercado de trabalho, mas também a ocupar a cabeça para que “não pensasse no que não devia”.

“Essa é uma fonte de apoio muito grande para eles. A qualificação está servindo como um encorajamento para que ele não faça mais coisas erradas. Meu irmão estava desde maio internado, estava um pouco depressivo e essa ajuda chegou num momento excelente”.

Para o secretário de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda, os relatos são um incentivo para que a pasta continue atuando para realizar cursos que resgatem os jovens e os incentivando para o trabalho. Para 2016, ele projeta outras oportunidades.

“Essa é o 1º de muitas oportunidades que serão criadas. Interessa-nos muito assumir essa nova história que começa para vocês agora, um recomeço pelo caminho certo. Para que esse curso fosse implantado, organizamos uma estrutura inteira para que vocês recebessem apoio, acolhimento e para que assim possam ingressar no mercado de trabalho”.

Márcio Dorilêo, titular da Sejudh e Gilsane Tomáz, diretora regional do Senac-MT, vaticinam a importância de que os jovens deem continuidade ao processo de transformação de suas vidas.

“Isso aqui, este momento junto aos familiares vale todo o esforço e dedicação de vocês. E representa só o começo do que está por vir”, disse Dorilêo. “Conhecimento é algo que ninguém nos tira, aproveitem a oportunidade e sigam nos estudos sempre”, completou a diretora do Senac, Gilsane.

Em outubro deste ano, a Setas, em parceria com a Sejudh e Senac, iniciou o curso de montagem e manutenção de computadores para 15 adolescentes em conflitos com a lei, sendo que destes, nove concluíram a etapa. O curso integra as ações do Programa Emprega Rede, da Setas, e foi oferecido em parceria com a Sejudh  e Senac.

Lançado pelo Governo do Estado, o Emprega Rede inaugura uma modalidade inédita no país, de atender os cidadãos com força de trabalho, preferencialmente aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade como jovens, pessoas acima de 45 anos, egressos do trabalho escravo e infantil, egressos de medida socioeducativa, pessoas com deficiência e mulheres vítimas de violência.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mulher foge ao ver viatura, deixa casa aberta e policiais localizam tabletes de cocaína em Mato Grosso

Policiais militares do 10º Batalhão apreenderam quatro tabletes e...

Motociclista bate em lateral de ponte e morre em Mato Grosso

Um homem identificado como Sandovaldo Santos Alves, de 55...
PUBLICIDADE