Bombeiros de Lucas do Rio Verde realizaram o resgate de uma jiboia-constritora (Boa constrictor) com cerca de 2 metros, esta manhã, nas imediações da rodovia estadual (MT-449). Incidentes envolvendo o contato direto com o animal não foram comunicados, segundo os bombeiros.
Conforme os militares, o animal foi avistado por terceiros que trafegavam no trecho. Devido ao risco de atropelamento, uma equipe foi enviada para os procedimentos de captura e com o auxílio de equipamentos regulares (gancho, pinça de manejo e tambor).
Após verificarem que estava sadia, os soldados a transportaram para Área de Preservação Permanente (APP) e realizaram a soltura.
Sua espécie, conforme dados da Fundação Oswaldo Cruz, atinge tamanhos de médio a grande porte, podendo medir até 4 metros de comprimento. A jiboia conta com uma camuflagem natural efetiva para se misturar ao ambiente e é carnívora, apesar de conservar energia para manter-se por dias sem uma alimentação normal. A organização destaca que seu processo reprodutivo pode gerar até 50 filhotes por ninhada.
Elas são consideradas pacíficas, além de não possuírem nenhum tipo de peçonha. Seu ciclo de vida é estimado em cerca de 20 anos.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.