PUBLICIDADE

Jiboia de 2 metros fica ferida após ser atingida por roçadeira em Alta Floresta

PUBLICIDADE
Só Notícias/Cleber Romero (fotos: assessoria)

Uma jiboia de ao menos dois metros ficou ferida ao ser atingida pelo fio de uma roçadeira, esta manhã, em Alta Floresta. De acordo com o Corpo de Bombeiros, que foi acionado para fazer a captura, o animal teve um corte de ao menos quatro centímetros na parte dorsal. O sargento dos bombeiros Luiz Fábio explicou, ao Só Notícias, um trabalhador estava roçando o lote com mato e capim quando encontrou a cobra.

“Como ela está ferida, provavelmente será entregue na secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) ou se tratará a lesão por alguns dias para ser realocado em reserva florestal distante do núcleo urbano. Mesmo a lesão sendo pequena, se não tratada, há risco de miíase”, disse.

O militar explicou ainda que a cobra não possui peçonha. “Ela possui uma dentição que é cientificamente denominada como áglifa, sendo pequenos dentes em ângulo para dentro da boca para facilitar o agarre das suas presas. Esta espécie prende seu alimento por constrição, o que quer dizer que enrolam nas suas presas e vai comprimindo o seu corpo musculoso no entorno do bicho predado até que fique impossibilitado de respirar e com dificuldade de circulação pela constrição”.

Ainda de acordo com o sargento, mesmo o animal não possuindo presas de veneno, a mordida produz lesão. “Ainda mais sendo uma Jiboia do tamanho desta. É importante se preservar estes animais porque desempenham papel fundamental no equilíbrio de uma cadeia trófica, ou seja, equilíbrio ambiental dos ecossistemas em que estão integradas. Além do mais, é crime ambiental matar animal silvestre. Ao se encontrar um animal como este em local de risco deve-se acionar os bombeiros”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE