Ao tomar posse, ontem à noite, como presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae de Mato Grosso, o presidente em exercício da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (FIEMT), Jandir José Milan, destacou a importância do Sebrae e disse que a instituição é reconhecida em todo Brasil e até internacionalmente, como a casa das micro e pequenas empresas brasileiras. "Em Mato Grosso, o Sebrae ocupa um lugar de destaque no desenvolvimento do Estado e certamente na vida de cada empreendedor que aqui nasceu ou escolheu estas terras por opção e convicção de que aqui há oportunidades para todos".
O empresário, que ocupa a presidência do Conselho pela terceira vez, disse ainda que Mato Grosso é uma grande locomotiva do desenvolvimento do Brasil e vem trilhando seus caminhos com muita ousadia superando seus próprios recordes a cada ano. Recordes destacados pelo secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, que deixou a presidência do Conselho e permanece como conselheiro representando a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso. "Este é o Estado que mais cresce no Brasil. Nosso PIB (Produto Interno Bruto) pulou de R$ 26 bilhões em 2006 para R$ 59 bilhões em 2010. É a maior frente agrícola do Brasil e nesta safra vai voltar a ser o maior produtor de grãos. O Estado foi responsável por 44% de todo o superávit do Brasil e respondeu por 56% de todas as exportações".
Nadaf, que já foi presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae por oito anos, de 1995 a 1998 e de 2006 a 2010, e que se prepara para assumir uma cadeira no Conselho do Sebrae Nacional como representante da Confederação Nacional do Comércio, ressaltou que esta é uma instituição de extrema importância no desenvolvimento sócio econômico do país. Lembrou a construção do Centro de Eventos do Pantanal, cuja obra ocorreu durante suas duas primeiras gestões; o Moitará Sebrae Center, que agora abriga a sede da Agecopa; e o Espaço Sebrae de Conhecimento, inaugurado em outubro de 2010.
A diretoria executiva, composta pelo superintendente José Guilherme Barbosa Ribeiro e pelas diretoras Eneida Maria de Oliveira e Leide Katayma, ficará à frente da instituição por mais quatro anos. José Guilherme fez questão de enfatizar que se sente honrado pela confiança e elencou várias conquistas importantes como a construção do Centro de Eventos do Pantanal, que possibilitou a democratização da informação para profissionais de Mato Grosso, alavancou o trade turístico e estimulou a criação de outros centros de eventos. "A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas foi uma lei conquistada e em Mato Grosso, segundo estado a atingir 100% dos municípios com a lei aprovada, levamos 2 anos para implementá-la em todos os 141 municípios e temos agora um caminho aberto para tirar da ilegalidade milhares de empreendedores. Com a ajuda da Junta Comercial e uma série de parceiros, conseguimos cadastrar em 2010 mais de 15.500 empreendedores individuais, cidadãos que trabalham honestamente e que poderão traçar uma nova história em suas vidas em empresas".
Segundo ele, em 2011, o grande desafio é fazer do Sebrae Mato Grosso uma referência em sustentabilidade. "Serão capacitados no Espaço Sebrae de Conhecimento 2 mil profissionais de todo o Sistema Sebrae e aceitamos esse desafio com muita honra conclamando a todos a virar a mesa e transformar Mato Grosso em um Estado referência em sustentabilidade", disse lembrando que a Copa do Mundo de 2014 tem exatamente esse tema.
O maior evento esportivo do mundo também foi citado pelo diretor de administração e finanças do Sebrae Nacional, José Claudio dos Santos, como uma oportunidade de geração de emprego e renda e para o crescimento das empresas de micro e pequeno porte, mas ele lembrou também a necessidade de formação de mão-de-obra qualificada. "O país está decolando em todas as áreas e esse é um momento em que estamos vislumbrando um novo futuro." Destacou que o Sebrae completa quase 4 décadas de dedicação às micro e pequenas empresas que contribuem de forma decisiva na riqueza e no desenvolvimento da economia. Sobre a instituição em Mato Grosso destacou que a diretoria é engajada e obstinada com a causa e que trabalha com uma equipe coesa e aguerrida.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae de Mato Grosso, os membros do conselho e a diretoria executiva tomaram posse para o quadriênio 2011-2014.