Um jacaré-açu (Melanosuchus niger) com cerca de 1 metro foi encontrado, esta manhã, em área de mata às margens da rua Euclides da Cunha, no Bairro Pinheiros 3. O caso foi comunicado por um morador ao Corpo de Bombeiros.
A equipe conseguiu cercar o animal, fazendo sua contenção com amarras na região da boca e patas. Foi verificado que sofreu “a perda parcial do rabo, com ferimento que ainda estava sangrando, além de outras escoriações na dorsal dele”, segundo detalhado pelo soldado Facundo.
Com isso, foi feito o encaminhamento do réptil para clínica veterinária credenciada no município, onde deve receber os cuidados necessários e ser abrigado durante o processo de recuperação. Não foi confirmado se as lesões podem ter sido ocasionadas por ação humana ou de outros animais.
Segundo dados levantados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o açu é considerado um dos maiores predadores da América continental, podendo medir até seis metros de comprimento e 300 quilos. A reprodução ocorre uma vez por ano, onde em média, as fêmeas colocam de 40 a 50 ovos.
Ainda de acordo com a Embrapa, a distribuição da espécie é ampla pela bacia Amazônica, podendo ser encontrado no Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, em algumas áreas da Guiana Inglesa e Guiana Francesa. Já seus habitats preferidos se encontram em rios pouco movimentados, lagos ou igarapés.
Já a fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) detalha que sua alimentação é puramente carnívora, com o consumo de caranguejos, peixes e pássaros. Também avalia que o animal enfrenta o risco de extinção, devido ao couro muito cobiçado e sua carne considerada como iguaria saborosa.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.