O médico legista Josias Guimarães, irmão do prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães (PMDB) foi solto ontem, no final da tarde. Ele foi preso por porte ilegal de arma de fogo, após a polícia fazer busca e apreensão em sua residência durante o cumprimento do mandado da Operação Camaleão. O mandado de soltura foi expedido pelo juiz da 4ª Vara Criminal de Várzea Grande, Abel Albino Guimarães. Embora o crime seja afiançável, o delegado responsável pelo caso, Eder Clay de Santa, decidiu não cobrar o valor, devido à quantidade de armas, incluindo de uso restrito das Forças Armadas.
Em entrevista, durante o acompanhamento do deslacre dos equipamentos apreendidos pela polícia, Walace disse que a busca e apreensão na casa do irmão foi um equívoco, pois o mandado deveria ter sido na casa do prefeito. “Primeiro quero dizer que a busca e apreensão na casa do meu irmão, foi uma busca equivocada. A busca e apreensão é para o prefeito Walace, porém o endereço foi errado e parou na casa do meu irmão. Isso aí, os advogados dele vão avaliar a situação porque realmente foi apreendido armas, algumas com registro e outras sem”.
O prefeito ainda disse que recebeu a notícia com surpresa e que não tinha conhecimento sobre as armas. ““Não tinha conhecimento. Eu tinha conhecimento de uma pistola que é registrada em nome do filho dele. Para mim foi surpresa, porque Josias tem 63 anos, pessoa extremamente trabalhadora e pacífica. Ele não tem nenhum processo contra ele”.
Camaleão – Por suspeita de fraude em licitação de R$ 10 milhões, no último dia 18, o Grupo nde Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) cumpriu o mandado de busca e apreensão no gabinete do prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães (PMDB), a casa do irmão Josias Guimarães, 5 secretarias e empresas com vistas a apreender documentos e computadores que serão analisados. A suspeita é a de que haja o cometimento de crimes como corrupção, peculato e fraude a licitação.
A empresa vencedora da licitação tinha como objeto a venda de sapatos, mudando o ramo de atuação 6 meses antes de vencer a licitação, que consiste na realização de obras de recuperação de vias públicas.