O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores dos automóveis com placa final 1 pode ser pago integralmente ou parcelado até a próxima quarta-feira. Após essa data, o recolhimento será integral, com acréscimo de juros e multa. Contribuintes que pagaram o IPVA no período de 1º a 22 de janeiro em cota única tiveram descontos de 5% e 3%.
Quem optar pelo parcelamento poderá dividir o imposto em até três vezes mensais, iguais e sucessivas, conforme calendário de vencimento. Nesses casos, o valor por parcela não pode ser inferior a R$ 128,24 (1 UPF). O valor mínimo da parcela foi reduzido de R$ 384,72 (3 UPFs) no inicio do mês, conforme anunciado pelo executivo, beneficiando 1,3 milhão de proprietários.
Para emitir a guia de recolhimento o contribuinte deve acessar o site da pasta fazendária. O imposto é um dos requisitos para licenciar o veículo. O não pagamento do imposto gera multa e juros, além do risco de o veículo ser apreendido.
Para as placas final 2 e 3 o recolhimento em cota única com 5% de desconto até 15 fevereiro. Em cota única com 3% de desconto pode ser pago até 20. Já para cota única sem desconto ou a 1ª parcela o recolhimento deve ocorrer até 28 fevereiro. Após essa data o recolhimento deve ser integral com multa e juros.