PUBLICIDADE

Ipem realiza no Mato Grosso operação para fiscalizar irregulares em rótulos de mercadorias

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso está com as equipes de fiscalização na rua para a Operação Especial Nacional Verão, que visa garantir a conformidade em rótulos de mercadorias. Eles fiscalizam se produtos como como água mineral (com ou sem gás), leite, sucos, refrigerante em geral, bebidas lácteas, energéticos e filtros solar têm a mesma quantidade de litros e mililitros (ml) que consta na embalagem. Foram coletados produtos nos municípios de Chapada dos Guimarães, Pedra Preta, Nova Brasilândia e Novo São Joaquim. Em Cuiabá e Várzea Grande, as coletas começam a partir desta segunda-feira (18). Esta é a sétima operação especial realizada pela autarquia em 2024.

A operação “Especial Nacional Verão” iniciou no dia 1º de novembro e segue até dia 13 de dezembro em todo o país. A coleta faz parte da primeira fase da operação, em que os produtos característicos remetentes à especialidade operacional são recolhidos dos comércios. Durante a segunda fase, as mercadorias passam por uma perícia que as qualificarão como adeptas ou não adeptas a serem realmente comercializadas. Para o presidente do Ipem, Carlos Alberto Lopes Régis, a execução de ações como as operações especiais fortalece o compromisso com a atenção ao consumidor.

“Essas operações reforçam a transparência e a proteção ao consumidor. Garantir que os produtos atendam ao que está especificado nos rótulos é uma medida essencial para a segurança e a confiança da população. Essas ações reafirmam nosso esforço contínuo em assegurar o cumprimento das normas de qualidade”, afirmou.

Já a diretora de Fiscalização do instituição, Marli Nascimento, destaca a finalidade da operação, esclarecendo o processo que será tomado conforme suas fases avançam. “O objetivo é verificar a conformidade desses produtos em relação à quantidade indicada em suas embalagens, assegurando se realmente correspondem ao volume informado no rótulo. Por exemplo, se o rótulo especifica que o produto contém 1 litro, o laboratório realiza uma análise pericial para confirmar se, de fato, esse volume está presente”.

Além da operação, o Ipem realizará ainda ação para averiguar a qualidade dos brinquedos e adereços natalinos comercializados para as festas de fim de ano.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Acidente com ônibus e caminhão em Mato Grosso deixa dois mortos

O acidente envolvendo um caminhão VW 26.220 Euro branco...

Um morre em acidente na BR-364 em Mato Grosso

A Polícia Civil confirmou que Jonas Felipe da Silva,...
PUBLICIDADE