Cinco bombas de combustíveis, de três postos de Cuiabá e Várzea Grande foram lacradas durante a operação “Combustível na Medida”, em conjunto por fiscais do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso, Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor e secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor, neste final de semana.
“Nós como órgãos de defesa do consumidor queremos garantir ao cidadão que, independente de dia da semana, final de semana ou feriado, estaremos atuando para que o consumidor receba pelo que pagou, nesse caso específico, a quantia exata de combustível. E haja justa concorrência entre os proprietários de postos”, relata o presidente do Ipem, Bento Bezerra.
Os postos localizados nos bairros Coxipó, Beira Rio e São Mateus, em Várzea Grande foram autuados por problemas no time das bombas que deveriam desligar após cada abastecimento, mas apresentavam defeito e não funcionavam conforme estabelece a legislação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
“Foi constatada a reprovação das bombas e feito o lacre das mesmas para suspensão do uso, agora para voltar a funcionar um mecânico deverá fazer a manutenção dos equipamentos e na sequência uma equipe do Ipem irá verificar se foram regularizadas, caso tudo esteja dentro das normas, retiramos os lacres e liberamos a utilização das bombas”, explica o presidente.
Bezerra destaca que a ação será bimestral a partir desta primeira iniciativa e que as fiscalizações aleatórias se estenderão a outros segmentos.