A invasão no campo experimental de Nova Mutum ainda não foi resolvida. Hoje, os vereadores de Nova Mutum se reúnem novamente, às 9 horas da manhã, com os assentados associados à Apramo (Associação dos Pequenos Produtores do Assentamento Maria Oliveira).
De acordo com a assessoria da câmara, os vereadores querem chegar a um acordo com os assentados sobre as 27 famílias de Lucas do Rio Verde que ocuparam uma área de 15 hectares, destinada a um campo experimental. Segundo os assentados mutuenses, o sindicato de Lucas envia estas famílias para o local.
Só Notícias apurou junto ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde, que as famílias estão naquele local de 1999. O presidente do Sindicato, Nilfo Wandscheer, contou ao Só Notícias que o campo não está sendo “utilizado para nada. Esse campo pertence ao Incra. Se essas famílias estão atrapalhando algum projeto a ser implantado ali, então que essa associação, que nunca fez nada ali, que apresente o projeto”, afirmou.
Nilfo ressaltou que as famílias podem sair dali a qualquer momento, desde que o Incra retome outras áreas e destine um local para elas. “Esse campo experimental tem algumas poucas árvores, que foram plantadas por essas famílias. E nenhum assentado ainda é dono daquele local. Essa associação que está reclamando, eles não estão se lembrando que já foram assentados também”, afirmou.