O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso vai intensificar ainda mais suas ações de combate ao trabalho infantil no Estado. A afirmação é do procurador-chefe do órgão, José Pedro dos Reis. Ele explicou que as atuações terão como objetivo coibir todas as formas de exploração do trabalho infantil.
“Os procuradores do trabalho estarão percorrendo feiras livres, ruas e avenidas, principalmente nos pontos onde houver sinaleiros, onde, lamentavelmente, ainda é comum encontrar crianças e adolescentes vendendo algum produto ou mesmo pedindo dinheiro aos motoristas”, declarou, por meio da assessoria de imprensa.
Segundo informações, o órgão vem desenvolvendo projetos sociais como o “MPT na Escola”, em nível nacional, que visa combater o trabalho infantil durante os jogos da Copa do Mundo em 2014, nas campanhas eleitorais, entre outros. No interior do Estado, as procuradorias do Trabalho atuam diretamente com outras instituições de defesa dos direitos da criança e do adolescente, promovendo a retirada de centenas de crianças das ruas e inserindo-as em programas sociais do governo para que tenham toda a assistência necessária. “Essa é uma missão permanente e contamos com o apoio da sociedade e de outros poderes públicos”, enfatizou o procurador-chefe.