O Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) reprovou 266 produtos dos mais de dez mil fiscalizados em 84 estabelecimentos varejistas e atacadistas de Cuiabá e Várzea Grande. A ação foi realizada no final do mês passado e fez parte da operação Especial Dia das Mães, com foco em produtos têxteis.
Estes produtos apresentaram algum tipo de irregularidade, além de outros três que foram coletados para serem feitas análises em laboratório acreditado pelo Inmetro. De acordo com a diretora de Avaliação da Conformidade do Ipem-MT, Marli Nascimento, a iniciativa tem como objetivo coibir a venda de itens irregulares.
“O intuito é garantir que os consumidores possam adquirir produtos que não ofereçam nenhum tipo risco. Na ação, os fiscais verificaram se nas etiquetas constavam informações obrigatórias como dados do fabricante ou do importador, CNPJ da empresa fabricante, país de origem, composição têxtil, cuidados de conservação e indicação de tamanho e se todas as informações estavam escritas em português”.
Todos os estabelecimentos que apresentaram alguma irregularidade foram notificados e devem apresentar a defesa junto ao instituto no prazo de dez dias. A empresa que não apresentar a nota, ou não conseguir comprovar a origem do produto estará sujeita a penalidades previstas em lei.