Boletim do setor de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), divulgado na segunda-feira (02), apontou o prognóstico do clima para a Amazônia Legal para próximo trimestre. Segundo as informações do documento, as chuvas poderão ocorrer acima dos padrões climatológicos no nordeste do Amazonas. Já para Mato Grosso (com exceção da região nordeste) a expectativa é de chuva abaixo da média neste período.
Pela previsão do boletim, somente em outubro as chuvas voltam a acontecer com certa frequência, o que colocaria assim o trimestre como um todo com chuvas abaixo da normalidade. Segundo informações da assessoria do Sipam, em relação à temperatura, o calor continuará mais forte que o normal na região, com exceção do sul e sudoeste do Mato Grosso, onde as temperaturas seguirão dentro da normalidade.
Ainda conforme o boletim, esse trimestre (agosto-setembro-outubro) é normalmente o mais quente do ano nos estados do sul da amazônia. Assim, neste ano, com a manutenção da massa de ar quente e seco, que seguirá forte nesses meses, a tendência é da temperatura permanecer bastante elevada em todas as áreas, atingindo em quase todos os dias desse trimestre temperaturas acima dos 35 ºC na grande maioria das cidades. Vale ressaltar também a umidade do ar, que continuará muito baixa na região (principalmente em Rondônia e no Mato Grosso) até meados de setembro. A partir daí, com o início das chuvas, a umidade volta a subir. As friagens ainda ocorrem nesse trimestre. Portanto, ainda se esperam alguns eventos significativos na região até outubro.