quarta-feira, 11/dezembro/2024
PUBLICIDADE

Instituto Memória da Assembleia Legislativa tem mais de 4 mil atendimentos

PUBLICIDADE

O Instituto Memória da Assembleia Legislativa encerrou 2013 com realizações memoráveis. Com a guarda do acervo histórico do Poder Legislativo estadual, o Instituto organizou 48 exposições temáticas realizadas no saguão principal da Casa e contabilizou 4.110 atendimentos.

A unidade também reuniu a população para lançamentos de livros, pesquisas e para o Natal de Luzes, que concluiu os trabalhos com a apresentação de cinco corais, sendo um deles, o da Assembleia Legislativa, formado especialmente por servidores, reativado em junho deste ano.

De acordo com Ísis Catarina Brandão, o resultado positivo é fruto do esforço concentrado da Mesa Diretora e servidores. “Mesmo diante dos transtornos com obras no prédio, o ano foi extremamente profícuo. Realizamos inúmeras pesquisas, publicações de livros, atendimento ao público, a pesquisadores, inclusive online e presencial. Enfim, atingimos as metas”, avaliou.

Para 2014, Ísis Catarina destaca a expectativa de investimentos em novo layout, mobília e mais um conjunto de arquivos eletroeletrônicos, já que houve aumento na demanda e será necessária a aquisição de mais um conjunto de arquivos deslizantes para acondicionar os registros históricos da Casa de Leis. O local deverá receber também um laboratório para restauração de documentos e equipamentos de informática.

E, mais! Como está no mesmo bloco onde está sendo construído o 1º teatro de Mato Grosso, o Instituto ganhará um espaço privilegiado onde será instalada a exposição permanente do acervo e painéis contando a trajetória do Parlamento estadual.

Arquivo – Além do atendimento ao público, aproximadamente 27 mil páginas foram indexadas e 12.303 documentos foram recolhidos ao acervo em 2013. “A produção política legislativa aumenta a cada dia. Desde 1995 essa produção praticamente triplicou especialmente pelo dinamismo e novas demandas exigidas pela sociedade, desenvolvimento do estado, quebra das fronteiras agropecuárias, multiplicidade das informações, a consolidação do estado como expoente do agronegócio. Tudo isso exigiu mais do legislador, pois toda essa discussão está diretamente relacionada com a produção político legislativo”, mencionou Ísis Catarina.

Os avanços no Instituto Memória não param. Foram implantadas a Tabela de Temporalidade de Documentos em mais duas unidades administrativas da Casa; o programa 8S, em parceria com o Planejamento Estratégico, e, já em fase final, o mapeamento de rotinas e o plano tático para elaboração de projetos para o setor evoluir ainda mais. O projeto 8S é uma extensão do programa 5S, que busca a excelência nos serviços prestados, com redução de custo e tempo a partir do planejamento.

Os pesquisadores podem recorrer às informações por e-mails: [email protected], ou [email protected].  As 48 exposições incluem as de artes plásticas, artesanato, gastronomia e as temáticas, como Mulheres Mato-Grossenses e que Mulheres; Rondon – Herói Mato-Grossense; Cuiabá nosso Patrimônio, 25 Anos da Constituição Federal e ações como Prata da Casa e Escambo Cultural. 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE