O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) anunciou, nesta segunda-feira, a paralisação das atividades presenciais e do calendário acadêmico, a partir desta terça-feira. A suspensão vale até 11 de abril e foi decidida pelo Comitê de Medidas Preventivas e Orientações sobre o Covid-19.
De acordo com a decisão, as atividades administrativas deverão ser realizadas, preferencialmente, de forma remota. Em caso de impossibilidade de aplicar a medida, a chefia imediata poderá organizar um sistema de revezamento do trabalho presencial, “evitando-se, assim, a aglomeração de pessoas em ambientes fechados”.
Também foram suspensas as viagens nacionais e internacionais a serviço. Algumas de caráter emergencial poderão ser mantidas, conforme análise da instituição. A medida ainda suspende as participações de servidores em treinamentos presenciais, congressos e eventos, a trabalho.
Conforme Só Notícias já informou, o governador Mauro Mendes definiu, esta tarde, com secretários, sete medidas de combate ao Coronavírus. Uma delas é a suspensão das aulas nas escolas estaduais, municipais e em faculdades a partir da próxima segunda-feira (23) até 5 de abril, a título de “antecipação de férias”. Foi determinada a suspensão da participação de servidores nas atividades de capacitação, treinamento ou eventos. Ficam suspensos eventos realizados pelo Estado em ambientes fechados com público superior a 200 pessoas. É recomendado que não sejam realizados eventos por parte do setor privado.
O decreto também define que servidor público estadual com suspeita de contaminação deve ficar em isolamento domiciliar e os que retornarem de viagens internacionais que tenham tido contatos com pessoas contaminadas ficarão pelo regime de teletrabalho por 14 dias.
Está sendo criado um gabinete de situação formado pelo governador e secretários da Casa Civil, Mauro Carvalho, de Saúde, Gilberto Figueiredo, de Segurança, Alexandre Bustamente, de Fazenda, Rogerio Gallo e de Educação, Marioneide Kliemaschewsk e a procuradoria geral do Estado.
Mato Grosso não tem caso confirmado da doença, Hoje, em Cuiabá, está sendo monitorado um paciente, de 48 anos, que foi examinado em um hospital particular e é esperado resultado da contra prova. No momento, 15 pacientes apresentam sintomas relativos à doença respiratória e têm histórico de viagem para locais onde há a circulação do novo vírus ou estabeleceram contato com casos suspeitos ou confirmados.
As ocorrências que levantam a suspeita do COVID-19 estão em Lucas do Rio Verde (1), Aripuanã (4), Araputanga (1), Cuiabá (6), Nova Xavantina (1), Rondonópolis (1) e São José do Rio Claro (1).