sábado, 21/setembro/2024
PUBLICIDADE

Instituto de Pesos e Medidas de MT autua empresas clandestinas em Cuiabá

PUBLICIDADE

Por meio de denúncia anônima, o Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT) autuou duas empresas, ontem. Uma delas usava indevidamente o Selo do Inmetro. Foi dado um prazo de dez dias para que procurem o órgão e apresentem documentação para o registro. Durante o prazo de regularização elas não poderão executar os serviços. A desobediência acarretará em prejuízos ainda maiores aos responsáveis.

Até o momento apenas uma empresa, em Cuiabá, está devidamente registrada junto ao Ipem-MT, para efetuar os serviços de instalações e manutenções de serviços de GNV. "O Inmetro, no caso de Mato Grosso, o Ipem-MT, não pode obrigar as empresas a se registrarem, mas como já temos uma legalizada, vamos atuar para proibir as demais. O Ipem não vai tolerar irregularidades", adverte Marli do Nascimento, diretora da Avaliação da Conformidade do Ipem-MT, que participou da ação.

Desde que o GNV chegou a Cuiabá, as oficinas foram se adequando para atender o mercado. A maioria delas já esteve credenciada no Ipem-MT, mas não renovaram o registro. Segundo Marli, todas essas empresas já foram visitadas pela equipe do instituto. "Durante as visitas, o Ipem-MT ressalta sempre a necessidade de renovação dos registros, mas não manifestaram interesse", explicou.

O coordenador da Avaliação da Conformidade do Ipem-MT, Bento Francisco Gomes Bezerra, explicou que nem tanto pelo registro, "o problema é o risco de acidentes, colocando vidas em perigo". Bento explicou ainda que "o serviço é auditado pelo Inmetro, passa por testes e o cidadão tem a garantia de que é feito por pessoas que detém conhecimentos das normas", completou.

Os empresários autuados sabem das normas que regulamentam o exercício do trabalho e se prontificaram a regularizar a documentação necessária para dar entrada no registro e buscar informações sobre a ampliação da empresa para fazer a requalificação dos cilindros de gás, que atualmente é feita em Campo Grande (MS).

O Ipem-MT é um órgão delegado do Inmetro e vinculado a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros encontram corpo de pescador que desapareceu em rio no Nortão

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros em Colíder localizaram, há...

Socorrido em estado grave funcionário que ficou preso em máquina no Mato Grosso

O trabalhador foi encaminho à Unidade de Pronto Atendimento,...

Bombeiros removem árvore que atingiu residência no Nortão

A queda de uma árvore de grande porte ocorreu,...
PUBLICIDADE