O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) abriu edital do seletivo para contratação de 525 brigadistas e chefe de esquadrão para atuarem na brigada temporária de prevenção e combate a incêndios florestais, apoio operacional em Mato Grosso e nos estados do Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
De acordo com o edital, a forma de inscrição para cada uma das vagas vária conforme o local de atuação. Em Mato Grosso, hoje é o último prazo para se inscrever para área de atuação do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense, localizado em Cáceres (219 quilômetros de Cuiabá). São 8 vagas para brigadistas e uma para chefe de esquadrão. Os salários variam de R$ 1 mil a R$ 1,5 mil.
Consta ainda no documento, que diferente dos outros anos – quando os candidatos deveriam realizar testes físico e curso presencial – por conta da pandemia do Coronavírus, dessa vez os candidatos serão avaliados e classificados por análise da experiência profissional, conforme currículo enviado no ato de inscrição.
O ICMBio é o órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente responsável por executar as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, além de realizar pesquisas na área de biodiversidade.