PUBLICIDADE

Inseticida irregular é apreendido em propriedades de MT

PUBLICIDADE

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) apreendeu 118 volumes do inseticida usado para o controle de larvas de lagartas. O produto tinha rótulo do Paraguai e, portanto, não era autorizado para utilização devido ao desconhecimento da procedência e composição. A quantidade, suficiente para tratar cerca de 1,5 mil hectares de soja, foi apreendida na região do Vale do Araguaia durante fiscalização de rotina. Os 118 volumes correspondem a 13.983,05 litros do produto.

Além de ser contravenção, a venda de produtos importados sem autorização também representa crime ambiental. “Não sabemos sobre os resíduos que ficam com a aplicação desse produto, uma vez que não se sabe a sua composição. Pode causar prejuízos de intoxicação tanto para o trabalhador quanto para a agricultura”, explicou Thiago Tunes, coordenador de Defesa Sanitária Vegetal do Indea.

A fitotoxidez é outro problema que pode afetar as plantas cultiváveis, prejudicando o seu desenvolvimento. Pode ser desencadeada por fungos, insetos e bactérias que parasitam as plantas e também pela aplicação incorreta de defensivos e de adubos. Além disso, defensivos podem causar diferentes níveis de fitotoxidez, exigindo rigoroso controle.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bolão de Mato Grosso ganha prêmio na Quina

O bolão realizado em Cuiabá acertou, ontem à noite,...

Inscrições para concurso do Tribunal de Justiça em MT encerram na terça

O prazo para fazer a inscrição no concurso público...

Mega-Sena sorteia hoje prêmio acumulado de R$ 85 milhões

As seis dezenas do concurso 2.790 da Mega-Sena serão...
PUBLICIDADE