O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado de Mato, câmpus de Sinop (PPGLetras/Unemat), abriu inscrições para ingresso de discentes nos cursos de mestrado e doutorado em Letras. O período de inscrição segue até o próximo dia 6 de abril.
Podem concorrer às vagas destinada ao mestrado os portadores de diploma de cursos de graduação em Letras ou áreas afins como Pedagogia, História, Geografia, Comunicação Social/Jornalismo, Ciências Sociais, Filosofia, Secretariado Executivo, Direito, Psicologia, Fonoaudiologia ou Licenciatura em Educação Física. No caso do doutorado, o candidato deve possuir diploma de mestre em Letras ou áreas afins.
Ao todo estão disponíveis 22 vagas para mestrado, sendo 4 reservadas a pretos, pardos, indígenas e quilombolas e as demais para ampla concorrência. No doutorado são 15 vagas, sendo 3 reservadas a pretos, pardos, indígenas e quilombolas e as demais para ampla concorrência.
O PPGLetras é composto por 4 linhas de pesquisa: Práticas de linguagem e sociedade; Estudos sociolinguísticos e dialetais; Literatura, história, memória e sociedade; e Estudos literários aplicados: Literatura, leitura ensino. Cada linha de pesquisa apresenta um rol de professores orientadores com o quantitativo de vagas para mestrado e doutorado.
O processo de seleção será constituído de duas etapas para o curso de mestrado e de quatro etapas para o curso de doutorado. Haverá análise do pré-projeto de esquisa (eliminatória e classificatória), para o Mestrado e Doutorado; prova de Conhecimento Específico (eliminatória e classificatória), apenas para o Doutorado; arguição do pré-projeto e entrevista (eliminatória e classificatória), para o Mestrado e Doutorado; e análise do currículo da plataforma Lattes (classificatória), apenas para o Doutorado.
Os candidatos aprovados iniciarão suas atividades acadêmicas no semestre letivo 2025/2. O curso de mestrado em Letras tem previsão de 2 anos de integralização. Já o curso de doutorado em Letras possui uma previsão de 4 anos para integralização.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.