As inscrições para o concurso ao cargo de delegado da Polícia Civil de Mato Grosso foram reabertas, hoje, e seguem até o dia 20 de julho. As novas inscrições são feitas pelo endereço eletrônico: www.cespe.unb.br. A reabertura atende a determinação da Justiça, em razão de mandado de segurança impetrado por duas candidatas, que não tinham a idade mínima de 21 anos para se inscreverem no concurso.
A Vara Especializada de Ação Civil Pública suspendeu os efeitos artigo 126, inciso II, da Lei Complementar 407/2010, que prevê entre os requisitos para inscrição no concurso, idade mínima de 21 anos completos e 45 anos, o máximo, à data de encerramento das inscrições. Com a suspensão, a idade mínima passa a ser obrigatória na eventual aprovação e nomeação ao cargo.
Conforme o delegado geral da Polícia Civil, Fernando Vasco Spinelli Pigozzi, a instituição enfrenta uma lacuna grande nas unidades policiais, com o atual efetivo de 230 delegados ativos, que descontando os afastados e cedidos, sobram 212 delegados para cobrir um total de 169 delegacias de polícia da capital e interior.
“A Polícia Civil espera que o concurso avance. Temos uma necessidade imediata de que esses candidatos, com o término das fases, sejam aprovados e assim sanados lacunas das delegacias, diante da necessidade de incremento de delegados”.
As provas escritas objetivas serão aplicadas na data provável de 8 de outubro de 2017, período matutino, e a prova escrita dissertativa no mesmo dia, no período da tarde.