As inscrições do concurso público para o cargo de juiz do trabalho substituto do Tribunal Superior do Trabalho (TST) devem formalizadas exclusivamente pela Internet até o dia 2 de setembro. É cobrada taxa de R$ 275 por candidato. Os aprovados e convocados receberão salários é de R$ 27 mil por mês. Os novos servidores serão lotados de imediato nos estados de São Paulo (100 vagas), Minas Gerais (8), Pará e Amapá (4), Amazonas e Paraná (12), Acre e Rondônia (5), Mato Grosso (2) e Mato Grosso do Sul (1).
Os candidatos interessados terão que comprovar pelo menos três anos de atividade jurídica exercida após a obtenção do grau de bacharel em direito, aptidão física e mental, antecedentes criminais e que atenda a outros requisitos especificados no edital.
De acordo como edital, o concurso será realizado em cinco etapas com prova objetiva, provas escritas discursivas e prática consistente em elaboração de uma sentença trabalhista. A terceira etapa será de inscrição definitiva, exame de sanidade física e mental, sindicância da vida pregressa e investigação social. A penúltima etapa será a prova oral. Já a última terá avaliação de títulos.
A primeira etapa do concurso ocorrerá no dia 8 de outubro nas cidades-sede dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), em Cuiabá, Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, Curitiba, Brasília, Manaus, Florianópolis, João Pessoa, Porto Velho, São Luis, Vitória, Goiânia, Maceió, Aracaju, Natal, Teresina e Campo Grande de acordo com a opção do candidato no ato da inscrição preliminar. ‘
O concurso público nacional unificado é realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (ENAMAT) em colaboração com todos os Tribunais Regionais do Trabalho.