Foi publicado no Diário Oficial de sexta-feira, os editais dos processos seletivos para contratação temporária de 272 servidores para atuar no Sistema Prisional e Centro Sócio Educativo e de 19 peritos oficiais para compor o quadro da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Além do preenchimento das vagas, os editais prevêem também a formação de cadastro de reservas para futuras vagas.
No caso do sistema prisional, das 272 vagas, 105 são destinadas a técnicos, assistentes e agente orientador para o Centro Sócio Educativo, 134 para agentes prisionais, que atuarão nas cadeias públicas do Estado, 21 vagas para cargos técnicos do sistema prisional e 12 para cargos de assistente do sistema prisional.
A possibilidade das contratações temporárias para o sistema prisional foi concretizada por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre governo do Estado, através da Sejusp, e Ministério Público. O TAC foi assinado no dia 06 de julho, em caráter de urgência, devido a necessidade de aumento do quadro de agentes prisionais nas unidades do Estado. Inicialmente, a previsão da contratação é por um ano, período em que o Executivo deverá lançar o edital do próximo concurso público.
As contratações da Politec prevêem o preenchimento de seis vagas para peritos criminais, sendo cinco em Cuiabá e uma em Barra do Garças e 13 vagas para agentes de desenvolvimento econômico e social, todos para unidades de Cuiabá.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no locais especificados nos editais entre os dias 24 e 26 de julho. Embora o prazo de inscrição e entrega de documento para o processo seletivo da Politec esteja publicado no Diário Oficial como tendo validade entre os dias 31 de julho a 02 de agosto, as datas serão republicadas e prazo será o mesmo do processo seletivo do sistema prisional.