Iniciou, esta semana, a instalação da sinalização luminosa para a pista de pousos e decolagens do Aeroporto Regional de Sorriso. O investimento é da ordem de R$ 630 mil com prazo de conclusão estimado em 90 dias. O início das obras foi acompanhado pelo vice-prefeito, Ederson Dal Molin, e pelo secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Rafael Reis.
As intervenções consistem nos balizamentos luminosos para operação noturna na pista e taxi way, instalação de torre do farol rotativo e torre para biruta iluminada, além do gerador de segurança. Toda essa sinalização facilitará a orientação dos pilotos nos procedimentos de movimentação de aeronaves, especialmente em períodos de visibilidade reduzida, como à noite e durante chuvas.
De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Elias Pereira Filho, após a conclusão da sinalização, será enviado à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), um documento de término da obra para que, em seguida, a Agência faça a inspeção para liberar o registro da pista. “Após essa intervenção a pista estará apta a receber voos noturnos privados e executivos”, explica o engenheiro.
O Aeroporto Regional de Sorriso conta com uma pista de 1.820 metros, com 30 metros de largura de pista e 15 metros de escape lateral. Ainda não está liberado para uso e, enquanto não terminarem as obras da pista, continuam proibidos os pousos e decolagens.
O vice-prefeito disse que a administração está em busca de apoio junto aos governos estadual e federal para estruturar o aeroporto, deixando-o apto a receber voos regulares. “Agora estamos discutindo as obras dos hangares. E todos os interessados devem procurar a secretaria de Indústria e Comércio que em breve serão feitas reuniões para discutir as concessões”.