Os reeducandos do Centro de Ressocialização de Várzea Grande já estão imunizados contra a gripe. A partir do mês de maio, a gerência de Saúde do Sistema Penitenciário começa a vacinar os apenados de todas as Penitenciárias e Centros de Detenção Provisória do estado.
O gerente de Saúde, Hozano Delgado, explica que os detentos das Cadeias Públicas do interior também estão recebendo a vacinação. "Nesses locais a aplicação é de responsabilidade dos municípios e ocorre por meio de parceria entre a Sejudh e as secretarias municipais de Saúde".
O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, diante da importância da vacinação como fator preventivo de doenças, determinou o acompanhamento rigoroso do cronograma de aplicação em todas as unidades penais do estado. "Estas ações impedem que as doenças possam evoluir. Em ambientes fechados como os presídios é muito importante o controle das doenças e estas campanhas são uma rotina nas unidades", pontuou.
Além das campanhas de vacinação disponibilizadas no Brasil, o Sistema Penitenciário de Mato Grosso também é beneficiado com o Calendário de Vacinação do Adulto e do Idoso, do Ministério da Saúde. As ações acontecem em parceria com a União, Estado e Municípios.