Consolidando a educação e a missão marista em Sinop, o Colégio Marista Santo Antônio inaugurou, na noite da última sexta-feira (27/1), a Fase 2 de sua estrutura. Ao todo, o Colégio passa a contar com 12 mil metros de área construída e mais de 70 espaços educadores.
“Estamos entregando a consolidação e implantação de toda a educação básica da educação marista para o município de Sinop. São muitos espaços novos, diversificados, modernos, aliados à nossa proposta pedagógica e imaginamos que teremos um futuro promissor aqui na cidade”, destacou o diretor-geral do Colégio, Ir. Claudiano Tiecher.
Entre os novos espaços estão: restaurante, palco, auditório multiuso, sala de artes, sala de dança, sala de artes marciais, além de novas salas de aula, de apoio pedagógico e de serviços administrativos.
Para a vice-diretora educacional, Bruna Sousa, na proposta pedagógica marista a estrutura física “é um terceiro educador. Nós acreditamos que um ambiente bem preparado e estruturado, ele também é capaz de educar”.
A cerimônia teve início com a Bênção da Capela Bom Mestre, que foi presidida pelo Bispo Dom Canísio Klaus.Nesse ambiente, uma obra de arte foi desenvolvida pelo artista plástico Romolo Ronchetti, de São Paulo, que representa Jesus Cristo entregando o Livro da Vida para Santo Antônio, padroeiro de Sinop e do Colégio.
Após a missa e a cerimônia de descerramento da placa de inauguração, todos os convidados puderam visitar os espaços e apreciar um coquetel de confraternização.
Uma exposição composta por três personagens vivos e 12 fotografias recebeu os convidados. As imagens retrataram toda a trajetória de implantação do Colégio em Sinop, desde a chegada dos Irmãos Maristas de Champagnat (em outubro de 2019), inauguração da Fase 1 e início das aulas (em fevereiro de 2020), até a presente noite de inauguração da Fase 2.
Participaram da inauguração estudantes, famílias e autoridades locais. Entre os convidados da Rede Marista, marcaram presença o irmão provincial e presidente da Rede Marista, Ir. Deivis Fischer; o diretor regional Porto Alegre, Luciano Centenaro; e o vice-reitor da PUCRS, Ir. Manuir Mentges.
“Temos uma área muito ampla e bonita, com espaço para diversas atividades, para estimular diversas aprendizagens, desde a questão religiosa, esportivas, diversas áreas do conhecimento. Também, nós desejamos que a nossa presença possa ajudar, também, a contribuir para o desenvolvimento de toda essa região”, salientou o presidente da Rede Marista que marcou presença no evento, Ir. Deivis Fischer.
Para o futuro, Ir. Claudiano já pensa na expansão da missão marista em Sinop no âmbito social. “A gente pensa novos projetos. A ideia é a gente avançar talvez com outras frentes, pensando em realidades sociais, também parcerias com o próprio poder público e outros interessados em que a educação de nossa cidade cresça e avance”, afirmou.
Polo da PUCRS em Sinop
Além da inauguração dos novos espaços, uma das grandes novidades foi o anúncio oficial da instalação do polo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) no Colégio Marista Santo Antônio, atendendo Sinop e região.
Isso significa um suporte local e mais próximo de todos os estudantes de graduações da PUCRS Online. Ao todo, são oferecidos 10 cursos, entre eles: Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão Pública, Gestão da Tecnologia da Informação, Marketing e muito mais!
“Começaremos com 10 cursos de graduação. Haverá aqui um coordenador local e esse coordenador dará suporte aos estudantes que se matricularem, ficando aqui à disposição o dia todo. Esses primeiros cursos são voltados para as áreas de negócios, inventividade, gestão e tecnologia”, pontuou o vice-reitor da PUCRS, Ir. Manuir Mentges.
A PUCRS é uma das melhores instituições de ensino da América Latina por rankings nacionais e internacionais. As aulas das graduações online oferecidas estão previstas para iniciar no dia 13 de fevereiro.
Potencialização da Internacionalização
Junto à segunda fase da obra do Colégio Marista Santo Antônio, várias iniciativas de internacionalização estão sendo implantadas nesse ano de 2023, sendo: programa bilíngue (para toda a Educação Infantil e Ensino Fundamental, em parceria com a Casa Thomas Jefferson e com materiais didáticos da National Geographic Learning); a oferta de novos idiomas (alemão, francês, mandarim e espanhol, para estudantes do Novo Ensino Médio); o High School (possibilitando que os estudantes do Ensino Médio conquistem um diploma brasileiro e norte-americano ao mesmo tempo, abrindo portas para mais de 70 universidades estrangeiras); além da retomada dos intercâmbios, que já é uma potência na Rede Marista.