Dezenas de índios Xavantes trancaram, esta tarde, a avenida Ministro João Alberto, um das principais vias de Barra do Garças (520 quilômetros de Cuiabá). Eles protestam contra uma possível interferência política no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) do município e também são contra a proposta que tramita no Congresso que tira o poder da Fundação Nacional do Índio (Funai) pela demarcação de terras indígenas.
O movimento é pacífico e ocorre na praça dos Garimpeiros, em frente à agência do Banco do Brasil, o maior centro comercial da cidade. Eles exibem faixas e cartazes no local. Conforme uma fonte da imprensa local, o manifesto estava previsto para ocorrer, no início da tarde, e os índios pretendiam trancar a ponte do rio Garças (em frente a um posto fiscal), que liga o município ao estado de Goiás. No entanto, mudaram de local.
Centenas de veículos, que usam a avenida para seguir ao estado vizinho e no sentido contrário, estão parados. Também existe uma grande fila de veículos. O chefe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Alessandro Cândido da Silva, está no local e negocia a liberação da via para que os veículos possam trafegar.